Na manhã desta quinta-feira, dia 24 de julho, foi realizada uma reunião no Maracanã, para o retorno do trabalho da imprensa ao estádio. Estiveram presentes representantes da diretoria da ACERJ, ARFOC-Rio, FERJ e da Concessionária Maracanã.
Foram quase duas horas para acertar o retorno e alinhar algumas novidades na logística. Entre os pontos apresentados, destacamos alguns principais para o bom andamento dos trabalhos da imprensa na cobertura dos jogos.
- A Tribuna de Imprensa, no quinto andar, está com bancadas novas, luminárias, etc. A ACERJ solicitou algumas mudanças no acabamento para melhorar a visibilidade dos profissionais, que ficaram de ser avaliadas pelo Maracanã.
- O desenho das cabines de rádio e TV e tribuna de imprensa obedecerá ao mesmo modelo que vigorava antes da Copa: 5 cabines de TV e 8 cabines de rádio; bancada para outras rádios e jornalistas de jornais e sites.
- Além da bancada maior, a inferior também estará em funcionamento no domingo.
- Solicitar aos repórteres de campo, fotógrafos, cionegrafistas e operadores não sentar nos bancos de reservas. Uma área exclusiva dos times. Uma área exclusiva dos times.
- Foi criado um novo espaço de convivência – que fica na frente do auditório principal de coletiva – que passa a ser utilizado apenas pelos profissionais de imprensa, com o local da retirada do lanche, uma lanchonete, mesas para os jornalistas trabalharem e wifi.
- Estacionamento: 65 vagas para Acerj distribuídos como era feito anteriormente. Portadores de carteiras perpétuas (25 anos de Maracanã) podem solicitar um cartão de estacionamento, mas a concessão fica sujeita a disponibilidade (prioritariamente serão dados aos cronistas em serviço no dia do jogo).
- Jornalistas que quiserem fazer matérias nas arquibancadas precisam solicitar antecipadamente à assessoria do Maracanã (Ygor Lamy ou Tiago Pereira), que precisa informar à segurança patrimonial do Estádio.
- Não é permitido fazer entrevistas com torcedores sentados nas cadeiras cativas, principalmente durante o jogo. Assim também é vedado levar o torcedor na bancada de imprensa que fica no meio das cadeiras cativas.
- Cabines de rádio e tv estão nas mesmas posições que ocupavam antes da Copa do Mundo. As que não forem usadas passam a ficar fechadas para evitar problemas no espaço.
- Câmera, mesmo pequena, com tripé não pode ficar nas bancadas da Tribuna de Imprensa. Os jornalistas devem usar o espaço da imprensa que fica dentro daquela área das cativas.
Para a remontagem das cabines de rádio e televisão, as equipes de produção podem estar no Maracanã na sexta (25 de julho) e sábado (26 de julho), a partir das 10h.
Outra questão importante:
- Dress Code: é permitido o uso de bermudas, mas recomenda-se que homens e mulheres tenham bom senso de usar comprimento adequado, ou seja, na altura do joelho; assim como calçado adequado, não se aceita o uso de sandálias havaianas.
Outras questões foram discutidas, porém ainda serão avaliadas pela Diretoria da Acerj e comunicadas aos associados no site e redes sociais.