O cronista esportivo é aquele jornalista que não descansa na busca da notícia. É aquele radialista que não dorme senão com o telefone ligado à espera de uma informação nova. O cronista esportivo é um profissional permanentemente em serviço, pois quer sempre dar a notícia em primeira mão, para satisfazer os amantes do futebol.
Celebramos neste dia 5 de março o dia do cronista esportivo pois é o dia da fundação da Associação de Cronistas Esportivos do Rio de Janeiro – ACERJ. Ela nasceu como ACD, Associação de Cronistas Desportivos, num dia 5 de março, era o ano de 1917. Lá se vão 107 anos de fundação. Em 1967, havendo na ABI – Associação Brasileira de Imprensa – um departamento que se confundia com a ACD, que era o Departamento de Imprensa Esportiva (DIE), os jornalistas se reuniram e promoveram a fusão das duas entidades, nascendo, daí, a ACEG – Associação de Cronistas Esportivos do Estado da Guanabara. Oito anos depois, em 1975, deu-se a fusão dos Estados do Rio e da Guanabara. A ACEG, então, automaticamente, tornou-se ACERJ.
Em 107 anos de vida a ACERJ cresceu, viveu turbulências, sobreviveu a influências políticas, crises econômicas, pressões de dirigentes esportivos e hoje se mostra uma entidade sólida, respeitada e, por que não, admirada por todos os setores da sociedade do Estado do Rio de Janeiro.
A Diretoria atual da ACERJ cumprimenta, neste dia, os seus mais de seis mil associados, alguns já aposentados, porém atuantes, mas a maior parte em plena atividade, militantes, aspirantes, vitalícios, que fazem a grandeza do exercício do jornalismo esportivo. Ao mesmo tempo esta direção se mantém vigilante e atuante na defesa dos direitos dos cronistas esportivos, trabalhando para ser uma representação de credibilidade e já projetando novas conquistas para os profissionais de imprensa. Coisas boas estão por vir.
Com a certeza de que os cronistas esportivos são responsáveis diretos pela pujança do esporte brasileiro no cenário mundial, fazemos esta saudação:
Salve o Cronista Esportivo!