Por: José Rezende
Mais uma vez a política interferiu no esporte. Os Estados Unidos que haviam boicotado às Olimpíadas de Moscou, em 1980, receberam o troco nos XXIII Jogos Olímpicos, quatro anos depois, em Los Angeles, com a ausência da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e de alguns países satélites.
O grande momento da participação brasileira ficou por conta das vitoriosas passadas do brasiliense Joaquim Cruz. O atleta brasileiro conquistou a medalha de ouro nos 800 metros.
A seleção brasileira de futebol perdeu para a França por 2 a 0 na final, ficando com a medalha de prata. Os destaques da equipe eram o goleiro Gilmar Rinaldi, Mauro Galvão e Dunga.
Na natação, Ricardo Prado subiu no pódio e recebeu a medalha de prata nos 400 metros medley. Dois anos antes, o nadador brasileiro ganhou o ouro no mundial de Guayaquil, no Equador.
No judô o meio pesado Douglas Vieira ficou em 2º lugar com a medalha de prata e seus companheiros Luíz Onmura, peso leve, e Walter Carmona, peso médio, conquistaram o bronze.
O Brasil também conseguiu a medalha de prata na vela com Daniel Adler, Ronaldo Senfft e Torben Grael, na classe Soling.
Em Los Angeles surgiu a extraordinária geração de prata do vôlei brasileiro. Depois de quatro vitórias e uma derrota, inclusive um triunfo sobre os Estados Unidos por 3 a 0, a seleção brasileira enfrentou novamente os norte-americanos na final.
Bernard, Fernandão, Maracanã, Amauri, Marcus Vinicius, William, Renan, Montanaro, Ruy, Badalhoca, Xandó e Bernardinho integravam o elenco brasileiro. A derrota para os EUA (5\15; 6\15 e 7\15) nos fez ficar com a medalha de prata.
Os XXIV Jogos Olímpicos de 1988 foram realizados, em Seul, na Coréia do Sul, um dos principais integrantes do grupo de países conhecido por “tigres asiáticos”.
A maior alegria ficou por conta da medalha de ouro do judoca meio-pesado Aurélio Miguel, que derrotou na luta final o japonês Jiri Sosna.
O atletismo brasileiro esteve novamente no pódio olímpico. Joaquim Cruz ganhou a medalha de prata nos 800 metros e Robson Caetano ficou com a medalha de bronze nos 200 metros.
No futebol, a seleção brasileira pela segunda vez consecutiva conquistou a medalha de prata. Participavam da equipe dirigida por Carlos Alberto Silva, nomes que se tornaram famosos: Taffarel, Jorginho, Batista, Mazinho, Romário, Geovani, Neto, Andrade e Bebeto.
O Brasil obteve 4 vitórias, 1 empate e 1 derrota. No jogo final com a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, o marcador apresentou a igualdade de 1 a 1. Na prorrogação, os soviéticos venceram por 1 a 0.
Nossos velejadores conquistaram duas medalhas de bronze. Nelson Falcão e Torben Grael, na classe Star, e Clínio de Freitas e Lars Grael, na classe Tornado.
- Joaquim Cruz no lugar mais alto do pódio com a medalha de ouro.
- A geração de prata das olimpíadas de Los Angeles, vencedora da medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de 1983: em pé, Bernard, Xandó, Amauri, Badalhoca, Fernandão, Renan e William; agachados, Marcus Vinicius, Domingos Maracanã, Ronaldo, Rui e Bernardinho.
- Aurélio Miguel derrota o japonês Jiri Sosna.